quarta-feira, 16 de março de 2011

Lipídios (Lípedes)

Também conhecidos como lípedes , são biomoléculas compostas por carbono (C) , hidrogênio (H) e oxigênio (O) , fisicamente caracterizadas por serem insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos como o álcool , benzina , éter , clorofórmio e acetona . São considerados a segunda fonte de energia do organismo . Compreendem os óleos , as gorduras , as ceras , os lipídios compostos (fosfolipídios , por exemplo) e finalmente os esteróides . São caracterizados por serem substâncias muito abundantes em animais e vegetais .

- Lipídios Simples : originam-se da reação entre um álcool e um ácido graxo . Nos óleos e gorduras , esse álcool é sempre o glicerol ; nas ceras o álcool é uma molécula de cadeia longa e não o glicerol .

- Lipídios Compostos : em sua formação apresentam além do ácido graxo e do álcool , entra uma substância adicional , como o fósforo , por exemplo nos fosfolipídios .

- Esteróides : têm estrutura química bastante diferente do resto dos lipídios . São todos semelhantes à molécula de colesterol da qual derivam .

Tipos de Lipídios

Exemplos

Papel Biológico

Lipídios Simples

Óleos e Gorduras

Reserva energética de animais e vegetais ; funcionam como isolante térmico em aves e mamíferos ; proteção mecânica .

Ceras

Impermeabilizante de folhas e frutos ; proteção do ouvido externo .

Lipídios Compostos

Fosfolipídios

Esfingolipídios

Presentes na membrana plasmática ; presentes no tecido nervoso .

Esteróides

Colesterol

Testosterona

Progesterona

Estradiol

Componentes das membranas celulares ; hormônios sexuais ; caracteres sexuais secundários e gravidez .

Nenhum comentário:

Postar um comentário