domingo, 21 de agosto de 2011

O Sistema Nervoso

Divisão Anatômica do Sistema Nervoso

O sistema nervoso e o sistema endócrino são considerados sistemas de integração , já que controlam o funcionamento dos demais sistemas .
Anatomicamente , o sistema nervoso é dividido em Sistema Nervoso Central (SNC) formado pelo encefálo e a medula espinhal , Sistema Nervoso Periférico (SNP) formado pelos nervos espinhais e cranianos , possui células denominadas neurônios sensitivos ou aferentes e células denominadas neurônios motores ou eferentes . A maioria dos neurônios são neurônios de associação ou interneurônios - conduzem os impulsos nervosos dos neurônios sensoriais aos neurônios motores .

Apresenta três funções básicas :

1. Função Sensitiva: Sente as alterações (estímulos) dentro do corpo (meio interno) e no ambiente externo (meio externo) .
2. Função Integradora: Analisa a informação sensitiva , armazena uma parcela dela , e toma decisões sobre os comportamentos apropriados .
3. Função Motora: Responde aos estímulos iniciando a ação em forma de contrações musculares ou secreções glandulares .

A neurologia (neuro=nervo) é o ramo da ciência que lida com o funcionamento normal e distúrbios do sistema nervoso .

O encéfalo está localizado no interior da caixa craniana , enquanto a medula percorre o interior da coluna vertebral . Ambos encontram-se envolvidos por três membranas denominadas meninges . De fora para dentro , as meninges são denominadas dura-mater , aracnóide e pia-mater . Entre as meninges encontra-se presente o líquido cefalorraquidiano ou líquor , com a função de amortecer choques mecânicos . O encéfalo é dividido em quatro porções : cérebro , cerebelo , ponte e bulbo .


Cérebro - É o órgão mais volumoso do encéfalo , ocupando quase que totalmente o crânio . É ovalado , com sua porção mais larga voltada para trás . Tem o peso aproximado de 1200 gramas no homem e cerca de 1050 gramas na mulher .

Subdivide-se em :
- Diencéfalo
- Telencéfalo

O diencéfalo consiste principalmente do tálamo e do hipotálamo . O tálamo (thalamos=câmara interna) serve como estação de transmissão para os impulsos sensitivos provenientes de outras partes do SNC até o córtex cerebral . O hipotálamo (hipo=abaixo de) , é uma pequena porção do diencéfalo , cujos núcleos controlam muitas atividades corporais , a maioria delas relacionada à homeostase (homeo=igual;stasis=ficar parado) que é estado de equilíbrio do organismo . Dentre essas podemos citar controle de temperatura , mantém a consciência e os padrões do sono , etc .

O telencéfalo forma o maior volume do SNC . Sua superfície é composta por uma área delgada de substância cinzenta , chamada córtex cerebral (cortex=casca de árvore) . Uma fissura longitudinal do cérebro separa o telencéfalo em metades direita e esquerda ou hemisférios cerebrais . Enquanto no sexo masculino o telencéfalo parece ter capacidade emocional apenas no hemisfério direito , no sexo feminino ambos os hemisférios tem esta capacidade . Isto deve-se ao menor corpo caloso , onde o fluxo de informação é mais lento entre o lado emocional (direito) e o lado verbal (esquerdo) do telencéfalo masculino . Assim explica-se porque os homens expressam suas emoções menos efetivamente que as mulheres .
Cada hemisfério cerebral é subdivido em quatro lobos pelos sulcos ou fissuras . Os lobos recebem o nome dos ossos do crânio abaixo do qual estão situados :

1. Lobo frontal
2. Lobo parietal
3. Lobo temporal
4. Lobo occipital



Podemos identificar na figura abaixo nossas ações voluntárias presentes nos centros nervosos como memória , fala, etc .

Nenhum comentário:

Postar um comentário